Parabéns à todas amigas que são Vovós!




A avó não tem direitos legais, mas oferece a sedução do romance e do imprevisto. Mora em outra casa. Traz presentes. Faz coisas não programadas. Leva a passear, "não ralha nunca". Deixa lambuzar de pirulito. Não tem a menor pretensão pedagógica. É a confidente das horas de ressentimento, o último recurso dos momentos de opressão, a secreta aliada nas crises de rebeldia. Uma noite passada em sua casa é uma deliciosa fuga à rotina, tem todos os encantos de uma aventura. Lá não há linha divisória entre o proibido e o permitido, antes uma maravilhosa subversão da disciplina. Dormir sem lavar as mãos, recusar a sopa e comer croquetes, tomar café, mexer na louça, fazer trem com as cadeiras na sala, destruir revistas, derramar água no cachorro, acender e apagar a luz elétrica mil vezes se quiser - e até fingir que está discando o telefone. Riscar a parede com lápis dizendo que foi sem querer - e ser acreditado!

Fazer má-criação aos gritos e em vez de apanhar ir para os braços do avô, e lá escutar os debates sobre os perigos e os erros da educação moderna...

E quando você vai embalar a neta e ela, tonta de sono, abre um olho, lhe reconhece, sorri e diz "Vó", seu coração estala de felicidade, como pão ao forno.

E o misterioso entendimento que há entre avó e neto, na hora em que a mãe castiga, e ela olha para você, sabendo que, se você não ousa intervir abertamente, pelo menos lhe dá sua incondicional cumplicidade.

O bibelô de estimação que se quebrou porque a menina - involuntariamente! - bateu com a bola nele. Os cacos na mãozinha, os olhos arregalados, o beicinho pronto para o choro; e depois o sorriso malandro e aliviado porque "ninguém" se zangou, "o culpado foi a bola mesma, não foi, vó?" Não tem dinheiro que pague.

Rachel de Queiroz

4 comentários:

  1. Ahhhh. Adorei seu blog!
    Eu tbm sou apaixonada por croche e tricot, mas só sei fazer croche.
    Passarei aqui sempre que posso =D

    ResponderExcluir
  2. Oi Marisa....
    Feliz Dia da Vovó....para vc....
    adoro vir aki...pois além de coisas lindas tem coisa boa pra se ler tbm....
    um grande abraço
    Roseli......

    ResponderExcluir
  3. Baísinha
    Que belo texto!
    Tem tudo de verdade, eu ainda lembro quando dormia em casa das minhas avós, que saudades.
    beijinhos desta avó guida

    ResponderExcluir
  4. Oláaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!
    Vovó Baisa, vc acredita que no dia da vovó, curte os netos e não consegui entrar na net?!!!
    Fiquei imaginando quantas vovós são tão amadas como nós!
    Tiramos a sorte grande!!!
    Coloquei uma blusa de trico criação minha. Passa por lá e me diga o que achou!
    Um domingo bem quentinho para você.
    Bjosss.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e grata pelo carinho. Volte sempre. Bj. Vovó Baísa